AliançaPx Saúde & Odontologia

Nesta área você terá informações detalhadas sobre as características e funcionalidades
do sistema de Gestão de Operadoras e Administradoras AliançaPx.

Gestão de operadoras de planos e administradoras

Osistema AliançaPx é uma solução completa para operadoras de planos de sáude e odontologia e administradoras de benefícios. Dividido em módulos inteligentemente organizados efetua completo controle operacional, apresenta os dados gerenciais para tomada de decisão e atua como gerador de informações para atendimento às necessidades das normativas e exigências da ANS.

Aliado ao portal AliançaNet e a APP mobile AliançaApp fornece ainda serviços à seus beneficiários, empresas cliente, prestadores e corretoras.

Conheça abaixo as principais características do sistema, baixe o portifólio do Aliança e assista as apresentações áudio-visuais de nossas soluções.

Cadastro, cobrança e faturamento

Gestão de Clientes Pessoa Física

Controle completo do cadastro de beneficiários, titulares, dependentes, contratos, endereços principais e auxiliares, carências, declaração de saúde, preços e tabelas, valores adicionais, doenças preexistentes, CPT, observações, dados classificatórios, situações de atendimento, dados para ANS, prontuário médico ...
Total flexibilidade, permitindo titulares com planos diferente dos dependentes, tabelas de preços diferentes em um mesmo contrato, critério “contratante pagador”, variadas datas de vencimento, tabela de carências diversificadas, cobranças adicionais, descontos, troca de titularidade, mudanças de categoria, suspensão contratual, transferência de beneficiários entre empresas, rápida e fácil consulta a todos os dados cadastrais dos beneficiários, ...

Gestão de Clientes pessoa jurídica

Cadastro completo das empresas clientes, contratos de pessoa jurídica, funcionários, dependentes, endereços principais e auxiliares, carências especiais, tabelas de preços especiais, valores adicionais, rede indicada, credenciamento específico, variados níveis de co-participação, valores máximos de participação, ...
Gestão de faturamento empresarial, coberturas específicas, gerenciador de contatos, valores particulares, ...

Gestão de Produtos (Planos)

Cadastramento e configuração de produtos, tipos de cobertura, carências, tabelas de preços, co-participação, declaração de saúde, reajuste por faixas etárias, rede indicada por produtos, ...
Configuração e adequação de coberturas específicas, abrangências, acomodações, registro na ANS, dados relativos ao registro do projeto na ANS, ...
Tabelas de preços configuráveis por faixa, por número de vidas, valores adicionais, serviços agregados, configuração das coberturas assistenciais, ...
Gestão e controle de co-participação por procedimento, por família de procedimentos, por serviços, ...

Gestão de Grupos de Pessoas

Controle completo de grupos de pessoas, associações, grupos de condôminos,cooperados, ...
Faturamento acumulado ou distinto por contratante, coberturas específicas, valores específicos, distinção assistencial, ...

Gestão de Operadores do Sistema

Controle de permissões por operador, por função, por módulo, por rotina operacional, por menu de acesso, por tabela de dados, com diferentes níveis de acesso, ...

Gestão de Cadastros auxiliares e complementares

Cadastro de situações de atendimento, características de clientes, tipos de coberturas, tipos de acomodações, grupos de faturamento, regiões, ceps, tipos de parentesco, tipos de estado civil,motivos de exclusão, ...

Gestão de faturamento

Faturamento de pessoas físicas, jurídicas, grupos e associações.
Processo de cálculo é completamente automatizado, utilizando os parâmetros de faixa etária, plano do beneficiário, tabela de preços, tabelas de descontos, parametrizações específicas de empresas, filtragens dos beneficiários a calcular, valores adicionais, tabela de reajustes contratuais, ...
Controle e geração das informações de apropriação das receitas prorata dia, recebimentos e cancelamentos conforme regras de apropriação contábil da ANS.

Gestão de integração de processos bancários

Geração e recepção de arquivos remessa/retorno no padrão (CNAB, FEBRABAN).
Estes arquivos tem a finalidade de informar aos bancos os dados da cobrança, seja ela registrada ou não registrada.
Opção de geração de arquivo para débito em conta dos beneficiários.
O processo de baixas de faturamento também é automatizado através de rotina de interpretação de arquivo retorno (baixa automática).
Também é possível emitir e imprimir os “boletos” de pagamento diretamente através do sistema, sem a necessidade de enviá-los ao banco.

Gestão de cobrança

Controle completo da carteira de cobrança, estatísticas de inadimplência, suspensão automática de direitos e coberturas dos beneficiários inadimplentes, diversas opções de relatórios para análise e acompanhamento da cobrança, ...
Geração e impressão de cartas (automáticas) para os beneficiários/empresas inadimplentes, com opção para alteração do texto padrão, informação das faturas em aberto, emissão individualizada ou em grupos, ...
Geração e impressão de recibos de pagamento, notas fiscais (inclusive notas eletrônicas), borderôs, boletos, mapas de faturamento, relação de cobranças de funcionários e dependentes, relatórios para IRRF, ...
Gestão de NFS-e (Nota fiscal de serviços eletrônica)

Rotinas diversas

Emissão de carteirinhas dos beneficiários, sendo que o layout das mesmas possui configuração flexível.
Emissão de etiquetas de correspondência.
Emissão de carnês de pagamento.
Mudança de categoria dos planos dos beneficiários.
Transferência de histórico de utilizações entre contratos.
Geração de arquivos para integração com outros aplicativos.
Geração e impressão de inúmeros e variados tipos de relatórios e listagens (consulte mais detalhes sobre relatórios no portfólio).

Pagamentos a prestadores e contas médicas

Gestão de Prestadores

Cadastro completo de prestadores de serviços, sejam eles: médicos, clínicas, laboratórios, consultórios ou hospitais.
Permite a parametrização de tabelas distintas entre prestadores, procedimentos autorizados aos prestadores, parametrizações contratuais, valores de ch ou U.S. UCO diferenciados, recolhimento de impostos.
Permite que um mesmo prestador receba determinados procedimentos em tabelas diferentes, bem como valores de Ch UCO, ou U.S. distintos em determinados procedimentos.
Controla prestadores próprios, autorizados ou credenciados.
Permite configurar várias especialidades por prestador, inclusive diferenciando-as por endereços.
Permite a criação de pacotes de serviços, parametrização de serviços ou procedimentos autorizados, bem como o atendimento apenas a determinados planos (produtos).
Gera e imprime o “orientador médico” (guia de prestadores) a ser enviado aos beneficiários.
Configura observações, padrões de glosas, formas de cálculo, cálculo de captação, pacotes ...

Gestão das tabelas de referência Procedimentos

Cadastramento e parametrização de tabelas de procedimentos médicos permitindo variadas versões e atualizações das tabelas. Gerencia tabelas AMB, CBHPM, TUSS, CIEFAS, ...
Parametrização de procedimento por idade, por sexo, por grupo de procedimentos, ...

Serviços

Cadastramento e parametrização de tabelas de serviços hospitalares, taxas, tarifas, ...

Materiais e medicamentos

Tabela de materiais utilizados em procedimentos, medicamentos utilizados, custos, posologia, BRASINDICE, SIMPRO, ...

Tabelas auxiliares e de referência

Cadastramento e consulta do CID-10.
Tabela de motivos de glosas.
Tabela de especialidades.
Tabela de valores de referência.
Tabela de classificação de guias.
Tabela de classificação de itens nas guias/Ocorrências SIP
Tabela de parâmetros para geração do SIP XML 2010
Tabela de alíquotas de procedimentos.
Tabela de protocolo (padrões) de procedimentos.
Tabela de rol de procedimentos/TUSS.
Tabela de portes anestésicos.
Tabela de capas de processos.
Tabela de valores da CBHPM/TUSS.
Tabela de tipos de exportação de contas para o contas a pagar.

Gestão de Guias de procedimentos

Cadastramento de guias de consultas, serviços auxiliares de diagnose e terapia, procedimentos ambulatoriais, internações clínicas ou cirúrgicas, outras despesas, ...
Importação automática de informação de procedimentos previamente autorizados, bastando para isto que o operador informe o número da autorização e confirme os dados.
Geração de informações estatísticas a cada procedimento, classificando os itens da guia, os prestadores solicitantes, horários, informações para o SIP e SIP XML 2010 , tipos de cirurgia, tipos de internação, tipos de acomodação, ...
Rotina para importação de contas através de layout previamente definido ou através dos arquivos XML do padrão TISSII e TISS III, propiciando ao operador a importação direta de contas ao invés da digitação guia a guia.
Permite separar as guias em “lotes de contas” facilitando assim o fechamento de contas médicas e hospitalares. Após a conclusão do lote permite sua exportação para o contas a pagar e integração nos fluxos financeiros.

Processamento de contas

Rotina de cálculo automático das guias, totalização de contas, geração de impostos, classificação e processamento automático de glosas, pagamentos “vinculados” ou “desvinculados” para prestadores, geração automática de contas a pagar.

Rotinas auxiliares e de fechamento

Classificação automática de glosas e auditoria de procedimentos por inadimplência, exclusão, suspensão do atendimento, carência não cumprida, cobertura do plano inadequada, prestador suspenso, prestador descredenciado, prestador sem autorização a realizar determinados procedimentos, re-consultas, valores fora de padrão de protocolo, ...
Relatórios de fechamento, conferência, produção, estatísticas, ...
Geração automática dos livros auxiliares requisitados pela ANS.
Geração automática de dados e arquivo para o SIB, SIP XML, taxa de saúde suplementar, informações para nota técnica, informações para requisição de reajuste das mensalidades, ...
Diversas estatísticas de análise por plano, prestador, empresa, contrato, beneficiário, individual, períodos, lotes, consultas por prestador, relação consulta + exames solicitados por prestador, lucratividade por plano, despesas por plano, ...
Rotinas para auditoria de procedimentos.
Conclusão e fechamento de lotes.
Processos amplamente configuráveis e parametrizáveis

Autorizações e agenda médica

Gestão de Autorizações

Cadastro e controle completo das autorizações fornecidas, verificação de vários itens antes da autorização como : faturamento do beneficiário/empresa, cobertura, carências, limites contratuais, prestador autorizado, re-consultas, ...
Geração de recibos ou acúmulo no faturamento de procedimentos que necessitem de pagamentos de “co-participação”.
Impressão das autorizações, emissão de guias autorizadas em vários layouts a critério da operadora, inclusive no padrão TISS II e TISS III.
Relatórios de estimativas de procedimentos autorizados para obtenção de provisionamento de fluxo de caixa, estatísticas de autorização por prestador, plano, empresa, procedimento, especialidade, beneficiário, ...

Informações dos beneficiários, empresas, planos e prestadores

Telas de consulta rápida de qualquer informação cadastral do beneficiário, informações sobre faturamento, utilizações, carências, coberturas, observações, composição de faturamento, ....
Telas de consulta rápida de informações das empresas cliente, faturamento, funcionários (titulares e dependentes), composição do faturamento, contrato, ...
Telas de consulta rápida de planos, coberturas, carências, tabela de preços, categorias, acomodações, ...
Telas de consulta dos prestadores de serviços, endereços de atendimento, especialidades, informações contratuais, procedimentos autorizáveis, ...
As telas de informações dos beneficiários/empresas estão disponíveis em todos os módulos do sistema.

Gestão de agenda dos prestadores

Para operadoras que tem prestadores próprios ou com horários “comprados” o sistema permite controlar a agenda, marca/desmarca procedimentos para os beneficiários, controla presenças e faltas, controle de lista de espera, ...
Rotinas para procura de dias/horários livres por prestador, por especialidade, por região, ....
Marcação de consulta para posterior impressão da “agenda do prestador”.
Confirmação de presença, controle dos faltosos, co-participações, horários por prestador, por beneficiário, por especialidade, ...

Gestão de contatos e reclamações

Cadastramento dos contatos e reclamações dos beneficiários, empresas e prestadores de serviço.
Agrupamento dos contatos por tipo como reclamação, sugestão, questionamento, ...
Questionário sobre a operadora, gerando informações estatísticas do perfil dos beneficiários, dados demográficos, motivos de cancelamento ...
Acompanhamento dos atendimentos, encaminhamentos e retornos para controle de CALL CENTER.

Rotinas financeiras

Gestão de contas a pagar

Geração de contas a pagar provenientes das contas médicas geradas automaticamente.
Cadastramento de contas a pagar de fornecedores diversos.
Controle completo das contas a pagar, pagamentos totais ou parciais.
Exportação das contas para a movimentação bancária.

Gestão de contas a receber

Geração de contas a receber provenientes da rotina de Faturamento, administração de carteira de cobrança, fluxos de recebimento, ...
Exportação das contas a receber para a movimentação bancária.

Gestão de movimentações bancárias

Cadastro e parametrização dos bancos.
Registro das movimentações bancárias a crédito e a débito.
Geração e impressão dos cheques.
Conciliação bancária, extratos bancários, saldos e posições financeiras diversas.

Gestão de caixa

Controle operacional de lançamentos no caixa, transferência de numerários, fechamentos, ...

Gerenciamento financeiro

Plano de contas gerencial para fins classificatório e de emissão de balancetes gerenciais.
Centro de custos.
Histórico de saldos e posições financeiras retroativas.
Mapas e estatísticas financeiras.
Fluxos financeiros.
R.P.A.
Borderô de pagamentos.

Informações auxiliares

Cadastro de fornecedores.
Cadastro de tipos de conta.
Cadastro de sub-contas.
Geração de parcelas automáticas.
Gestão de contratos de contas a pagar periódicas
Emissão de arquivos remessa para pagamentos via banco

Gestão comercial e vendas

Gestão de Comissão de Vendedores

Geração de comissão dos contratos para os vendedores. As comissões podem ser escalonadas, parceladas ou ainda vitalícias e o sistema encarrega-se de gerenciar e liberar o pagamento apenas das comissões dos contratos em que o cliente paga a parcela de seu faturamento.

Relatórios de produtividade, aproveitamento, inclusões e exclusões por vendedor, inadimplências por vendedor, utilização de procedimentos de alto custo por vendedor, etc ...

Gestão de Comissão de Corretoras

Depois de indicar a corretora e associar a ela todos os seus vendedores e seu percentual de comissão sobre as vendas, todos os recursos da gestão de vendedores descritos acima estão disponíveis para as corretoras.

Gestão de Materiais de divulgação

Controle de catálogos, contratos, propostas, cartões e outros materiais de divulgação e marketing com indicação de quantidade, data e quais profissionais estão com estes materiais

Outros recursos e rotinas

Integração web (internet)

Por meio da contratação opcional do Portal AliançaNet a administradora poderá integrar seus processos com a internet. Permitindo cadastramentos on-line, emissão de segunda via de boletos de pagamento, consulta de declaração de pagamentos efetuados, consultas de elegibilidade, cadastramento de reclamações e sugestões, troca de mensagens, recebimento e disponibilização de arquivos diversos, entre outros recursos.

DIOPS XML

Recursos completo para o cadastramento de dados e geração de arquivos XML referentes ao DIOPS Cadastral e DIOPS financeiro.

SIP XML

Recursos completo para o cadastramento e geração de dados e geração de arquivos XML referentes ao novo SIP XML.

Atualizações via Internet

Aplicativo responsável pela auto-adaptação do sistema as novas atualizações baixadas através do web-site da Javé-Nessí Informática.

Através de ferramenta específica para este fim nossos clientes podem obter as novas versões do sistema através da página da Javé-Nessí Informática na Internet.
Esta ferramenta não apenas atualiza os módulos do sistema, como também altera o “modelo de dados” criando automaticamente novos campos, tabelas e procedimentos no banco de dados.
Sua utilização é extremamente simples, podendo ser realizada mesmo por operadores sem conhecimento técnico.

Recursos e características adicionais

Relatórios
Um dos maiores destaques do Aliança consiste na forma como foram implementados os relatórios, pois através das ferramentas e assistentes disponíveis, o operador conseguirá criar novos relatórios ou alterar os existentes adicionando novas informações, filtragens, cálculos, ...
Assistente para criação e manipulação de relatórios
Através de uma ferramenta exclusiva, o Aliança permite que o operador crie seus próprios relatórios, informando as tabelas, campos, configurando o padrão para filtragens, cálculos, ordenações, agrupamentos, ligações entre as tabelas, ...
Relatórios pré-configurados
O Aliança dispõe de inúmeros relatórios, cada um deles com várias opções de filtragens de dados, ordenações, ...
Através de assistentes de filtragens o operador poderá filtrar as informações do relatório de várias formas distintas. Por exemplo : É possível filtrar um relatório para listar as pessoas físicas, que residem em São Paulo, no bairro centro, que foram admitidas em um determinado período, que tem determinada faixa etária, determinado sexo e assim por diante ...
Mais de 200 relatórios pré-configurados.
Todos os relatórios podem ser visualizados em tela antes de ser impressos.
Possibilidade de ordenar e filtrar os relatórios por qualquer campo.
Possibilidade de o relatório ser direcionado a qualquer impressora da rede.
Possibilidade de exportação dos relatórios para manipulação no Excel.

Outros recursos

Controla múltiplas empresas e/ou controla individualmente as filiais.
Controle completo de operadores do sistema por módulo, por função, ou por direito de acesso, visando à segurança total das informações.
Por utilizar banco de dados relacional, suporta um grande volume de informações e operadores conectados simultaneamente, sem perda de estabilidade ou performance do servidor ou de sua rede.
Todas as informações inseridas no sistema são gravadas em um “log” que pode ser consultado para saber qual operador incluiu, alterou ou excluiu determinada informação.
Help contextual e inteligente dos processos. Pode ser editado e alterado, conforme a necessidade do operador.
Todas as telas do sistema são padronizadas, facilitando o aprendizado operacional dos operadores.
Menu de configurações e ferramentas que permite ao operador configurar o sistema para que atenda a seus critérios específicos.
Todos os módulos possuem manual de informações para referências.
Menus de fácil localização, teclas de atalho e botões auto-explicativos auxiliam o operador na operacionalização das atividades mais freqüentes.
Telas de consulta de dados de beneficiários, prestadores, fornecedores, vendedores, planos, etc ...
Manutenção de cadastros de forma simples e objetiva com várias opções de procura e ajuda.
Em todos os cadastros pode-se procurar qualquer informação por código, nome, descrição ou qualquer outro campo contido nas tabelas de dados.
Atualizações dos módulos via Internet sem intervenção técnica.

Recursos exclusivos

Recurso de auto-configuração

O aplicativo permite que o operador devidamente habilitado e treinado, ajuste de forma específica qualquer formulário de entrada de dados podendo : remover campos de dados, criar máscaras, incluir novos campos de dados, informar quais deverão ser os campos de preenchimento obrigatório, reordenar as informações, ocultar campos, vincular outras tabelas, modificar componentes, ajustar comportamento das tabelas de dados, etc ...
Este recurso de auto-configuração torna o Aliança o software mais flexível do mercado, pois a equipe da operadora poderá configurar e alterar as características do sistema conforme suas necessidades.
A utilização do recurso de auto-configuração não requer conhecimentos técnicos, permitindo que operadores básicos devidamente habilitados no treinamento possam customizar o sistema para melhor adaptação aos critérios da operadora.

Recurso de estatísticas no formato “Gráfico”


O Aliança, além de disponibilizar as informações estatísticas em relatórios, também propicia a emissão de gráficos de análises estatísticas.
Informações estatísticas podem ser obtidas através de gráficos de barras, pizza, lineares, piramidal, ...

Gerenciamento de CRM e contatos

Sua operadora também terá o recurso de gerenciar o relacionamento com os clientes, ou seja, através do Aliança é possível registrar todos os contatos efetuados com os clientes, as reclamações, sugestões e aspirações dos beneficiários e empresas cliente

Informações e arquivos ANS

O Aliança está em constante atualização para gerar as informações requisitadas pela ANS, dentre as quais podemos destacar :
Arquivos do SIB e CCO, relatórios do SIP, SIP XML, relatórios auxiliares para geração do DIOPS, Diops XML, relatórios para recolhimento da Taxa de Saúde Suplementar, livros de registros auxiliares, TISS - Troca de Informações em Saúde Suplementar (versões 2.x e 3.x), geração do arquivo INBR, livro de registro de apropriação de receitas, pro - rata dia, entre outros relatórios gerenciais para informações à ANS.

Veja também:

-> Requisitos técnicos e informações sobre a implantação do sistema
-> Apresentação áudio visual do sistema
-> Portifólio do sistema (em PDF)

Informações adicionais

Operadoras de odontologia
Administradoras de benefícios
Portal AliançaNet
App mobile AliançaApp
Módulos auxiliares

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